domingo, 12 de fevereiro de 2012

O início: o momento certo existe?

A pergunta é: existe um momento ideal para ter filhos?

Se analisarmos pelo lado econômico, ter um filho exige um preparo e tanto. Desde o momento da concepção e até que eles atinjam a independência financeira, a responsabilidade pela criação, educação, lazer, entre (muitos) outros é toda nossa. Isso tudo, para aqueles que pertecem à classe média, é um impacto financeiro e tanto. Se pararmos para pensar, p.ex., temos plano de saúde, mas os melhores médicos só atendem "particular". E por aí vai.

Significa que esse lado é importante, mas não imprescindível. Caso contrário, corremos o risco de não achar esse momento ideal.

O lado profissional também é importante. Antigamente, ter uma profissão já era o bastante. Na minha infância e adolescência, muitas pessoas próximas casaram após a formatura da faculdade e tiveram filhos quando ainda estavam nos primeiros anos de emprego fixo. Ninguém achava isso uma loucura. Aos 25 anos, você já estava pronta para ser mãe!

Atualmente, não basta ter uma profissão. Isso é o mínimo. É preciso ainda ter uma especialização, uma pós, um MBA, um mestrado e até um doutorado. São muitos anos de estudos e experiência até alcançar um bom emprego. Isso também reflete no lado financeiro, mas o que eu quero dizer é que o lado profissional demora um pouco mais para ser consolidado e aí o projeto "vem neném" acaba ficando em segundo plano.

Por fim, tem o lado pessoal. Muito íntimo e que depende de cada um. Um dia eu perguntei para a minha comadre: como você soube que estava na hora de ser mãe? E ela me falou de um instinto maternal que nasce dentro de você e que aflora no momento em que você vê uma criança pequena, um bebê e olha de forma diferente. Não só para apreciar a beleza daquele pedacinho de gente (sim, todos os bebês são lindinhos, fofinhos etc), mas por querer aquele momento também para você. Naquela hora eu não entendi bem o sentimento, mas agora sei exatamente o que é. O meu lado materno aflorou com força total!

Então, acho que não tem momento ideal, perfeito. Se o seu "momento mãe" tiver chegado, fará você trabalhar mais e melhor para ter condições de ter um filho. Fará você estudar mais e se dedicar à profissão, porque agora tem um objetivo maior nisso tudo. E, no final das contas, o que importa é que esse lado materno irá falar mais alto e todos os outros aspectos serão considerados, mas deixados em segundo plano diante da forte convicção de que você quer se tornar uma mãe.

Um comentário:

  1. Oi Carla! Só agora consegui passar por aqui, dá pra ser mais desorganizada?
    Acho que a hora certa é a hora em que a gente relaxa.
    Mesmo antes de tomar A decisão e dizer: "sim, agora eu quero", rola um momentos em que a gente percebe que, se acontecer, não será um problema. Aquele "se vier, ok. A gente se vira." Acho que aí já tá valendo. Pq esperar o momento certinho, com grana-casa-cachorro-emprego-conjunção astral ideais, é quase impossível. Conheço pouca gente que se sentia realmente pronto quando engravidou, e no entanto estão todos bem, felizes e fazendo dar certo...
    O negocio é pegar a hora em que acontecer e torná-la a hora ideal, né não?
    Beijo!

    ResponderExcluir